segunda-feira, janeiro 18, 2010

Se deus não existe, por que ser bom?

Quando uma pessoa religiosa pergunta isso pra mim (e isso acontece bastante), a primeira coisa que me passa pela cabeça é perguntar: "Vc realmente quer me dizer que o unico motivo pra vc tentar ser bom é ter a aprovação e a recompensa de deus, ou pra evitar a punição de dele?". Como disse Eisntein, "se as pessoas são boas só pq teme a punição, e esperam a recompensa, então nós somos mesmo uns pobres coitados!"

Se vc acredita que sem Deus vc cometeria roubos ou assasinatos vc acaba de alegar como vc pode ser uma pessoa perigosa se não tiver uma religião para te controlar, mas se vc acredita que continuaria sendo uma boa pessoa, fazendo boas ações mesmo sem Deus, vc acaba de entender que não é necessário Deus para vc ser uma boa pessoa.

Acredito que muitas pessoas religiosas pensam que a sua bondade vem da religião, porem também acredito que muito dificilmente, se a crença em deus desaparecesse do nada, as pessoas deixariam de ser boas.

Será que realmente precisamos de policiamento divino para que não nos comportemos de modo egoísta e criminoso? Acredito que eu não preciso dessa vigilância e quero acreditar que o leitor também não precise.

Muitas pessoas dizem que não haveria o bem se não houvesse Deus, porém penso de outra forma. Dentro de cada um de nós existe um senso de correto ou errado, do que é bom ou do que é ruim, independente da crença em Deus ou não, isso é do ser humano.

Se deus não existe, por que ser bom??? Pq ser bom é o correto a fazer independente de religião.

postado por Raphael

4 comentários:

  1. Somos tão bons!!! Que até dá vontade de chorar às vezes de tão bons que somos(risos de sarcasmo).

    Com toda essa bondade e o mundo continua a se deteriorar.

    Ah isso não é culpa minha não!!!É do outro!!!
    E é ele(o outro) que insiste em fazer o errado(o mal) em vez do correto(ser bom).

    Somos muito bons mesmo.

    Se ser bom é o correto a se fazer, pq a maioria das pessoas não o é?

    Porque ser mau é muito mais fácil. Construir uma casa leva tempo e dinheiro,mas para derrubá-la gasta-se pouco e pouco tempo.

    Sempre escolhemos o caminho mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você e com Einstein, não é porque Deus existe que devemos ser bons. Se Deus existe ou não, fica a critério da crença de cada um (inclusive penso que é preciso também ter uma crença quando se diz que Deus não existe, pois não há como provar sua inexistência).

    Minha opinião é que a mais pura razão deve conduzir à bondade, o homem assim afastando-se da destruição, auto-destruição, desequilíbrio dos sistemas etc.

    O homem, a bondade, a Teoria das Super Cordas, a Energia Escura, o ódio, a razão são derivados. Será que realmente há uma teoria, uma fonte, uma origem para tudo e que não seja Deus? Se a partir do Nada tudo começou, ele seria nada?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir